quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A DANÇA DOS SETE VÉUS DE SALOMÉ



Rita Hayworth no filme Salomé de Charles Laughton, 1953


A DANÇA DOS SETE VÉUS DE SALOMÉ

O Evangelho se limita a dizer que a filha de Herodíade “dançou” para Herodes. O véu faz parte do aparato das dançarinas orientais e representa a alma feminina; o véu também evoca o de Tanit ao qual se associaSalambô; quanto ao número sete, o seu caráter sagrado é bastante conhecido e isso basta para caracterizar a dança como sublime, misteriosa e inefável. Cumpre observar que Wilde não descreve a função de Salomé (que fez ela com os sete véus?), talvez porque simbolize todas as danças possíveis; na dedicatória do exemplar dado a Aubrey Beardsley, Wilde escreveu: Para Aubrey, o único artista que, além de mim, sabe o que é a dança dos sete véus e é capaz de ver essa dança invisível. Uma das interpretações para o significado de A Dança dos Sete Véus está numa antiga lenda babilônica – e é sabida a importância da Babilônia para a formação do mundo judeu. Conta a lenda que durante a sua forçada descida ao Inferno, Ishtar, deusa do Amor e da Fertilidade, precisou passar pelos sete Portões dos Sete Templos. A cada portão, a deusa tinha que desfazer-se de um dos seus atributos, como riqueza, poder, beleza ou templos, para, assim, chegar lá embaixo nua e indefesa, como qualquer mortal quando passa para outra vida. A Dança dos Sete Véus simbolizaria os sete portões pelos quais Ishtar teve que passar até a sua chegada no Inferno, desnudando o corpo e a alma. Dessa forma, o caráter da dança seria estritamente religioso – culto à deusa praticado por sacerdotisas – e de modo algum sensual. (Chegou-se a aventar a possibilidade de Salomé ter sido uma sacerdotisa dessa deusa e que, ao dançar para Herodes, ela teria desvirtuado o caráter religioso da dança). Já A Dança do Ventre teria origem no Egito Antigo, sendo também praticada somente por sacerdotisas em rituais religiosos em homenagem à deusa Ísis – também deusa do Amor (casamento) , da Fertilidade (cultura do trigo), bem como da Medicina, etc. – e nunca em público. A primeira a fazê-lo, conferindo-lhe caráter sensual, teria sido Cleópatra, como último recurso para seduzir Marco Antônio. Nada exclui a possibilidade de que Wilde se tenha inspirado nessas duas tradições para a criar a “sua” dança.
rc



Um comentário:

Nilson Barcelli disse...

Não conhecia em pormenor este assunto dos 7 véus...
Renata, tem um bom fim de semana.
Beijos.