A DANÇA DOS SETE VÉUS DE SALOMÉ
O Evangelho se
limita a dizer que a filha de Herodíade “dançou” para Herodes. O véu
faz parte do aparato das dançarinas orientais e representa a alma
feminina; o véu também evoca o de Tanit ao qual se associaSalambô;
quanto ao número sete, o seu caráter sagrado é bastante conhecido e
isso basta para caracterizar a dança como sublime, misteriosa e
inefável. Cumpre observar que Wilde não descreve a função de Salomé (que
fez ela com os sete véus?), talvez porque simbolize todas as danças
possíveis; na dedicatória do exemplar dado a Aubrey Beardsley, Wilde
escreveu: Para Aubrey, o único artista que, além de mim, sabe o que é a dança dos sete véus e é capaz de ver essa dança invisível. Uma das interpretações para o significado de A Dança dos Sete Véus
está numa antiga lenda babilônica – e é sabida a importância da
Babilônia para a formação do mundo judeu. Conta a lenda que durante a
sua forçada descida ao Inferno, Ishtar, deusa do Amor e da Fertilidade,
precisou passar pelos sete Portões dos Sete Templos. A cada portão, a
deusa tinha que desfazer-se de um dos seus atributos, como riqueza,
poder, beleza ou templos, para, assim, chegar lá embaixo nua e indefesa,
como qualquer mortal quando passa para outra vida. A Dança dos Sete Véus
simbolizaria os sete portões pelos quais Ishtar teve que passar até a
sua chegada no Inferno, desnudando o corpo e a alma. Dessa forma, o
caráter da dança seria estritamente religioso – culto à deusa praticado
por sacerdotisas – e de modo algum sensual. (Chegou-se a aventar a
possibilidade de Salomé ter sido uma sacerdotisa dessa deusa e que, ao
dançar para Herodes, ela teria desvirtuado o caráter religioso da
dança). Já A Dança do Ventre
teria origem no Egito Antigo, sendo também praticada somente por
sacerdotisas em rituais religiosos em homenagem à deusa Ísis – também
deusa do Amor (casamento) , da Fertilidade (cultura do trigo), bem como
da Medicina, etc. – e nunca em público. A primeira a fazê-lo,
conferindo-lhe caráter sensual, teria sido Cleópatra, como último
recurso para seduzir Marco Antônio. Nada exclui a possibilidade de que
Wilde se tenha inspirado nessas duas tradições para a criar a “sua”
dança.
rc
Um comentário:
Não conhecia em pormenor este assunto dos 7 véus...
Renata, tem um bom fim de semana.
Beijos.
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